Tudo sobre as 3 luzes vermelhas!




Estamos inaugurando um novo marcador (Matérias Especias)
a matéria especial de hoje eh sobre as 3 luzes vermelhas!

Abolutamente tudo que você precisa saber sobre o pesadelo dos proprietários de Xbox 360.
Quando a Microsoft entrou no mercado de videogames com o Xbox, no ano de 2001, muito se comentou sobre a qualidade do seu produto. De um lado, as pessoas contra o sistema operacional da empresa (o popular Windows) diziam que ele travaria a todo o momento. De outro lado, os que conheciam a qualidade dos periféricos produzidos por ela, como mouses e teclados, esperavam um produto duradouro. E não deu outra: o Xbox é até hoje um dos videogames mais robustos da história.

Com toda essa experiência adquirida em sua primeira investida, a Microsoft chamou toda a comunidade de jogadores ligada a ela para discutir sobre as novidades de seu sucessor, o Xbox 360. Centenas de novidades foram adicionadas ao novo console, mas, por incrível que pareça, um grande erro de projeto acabou manchando a sensacional qualidade do produto: as três luzes vermelhas.

Também conhecidos como 3RL (3 Red Lights), esse erro é o aviso da morte prematura do Xbox 360. Trata-se de um conjunto de falhas de hardware, indicadas quando aparecem três luzes vermelhas piscando em volta do botão Power do console - normalmente esses leds são verdes e tem a função de indicar quantos controles estão conectados ao console.
A Microsoft até tentou negar o erro de fabricação, mas com uma grande taxa de consoles com o problema, a empresa voltou atrás e, além de admitir sua culpa, estendeu a garantia do console para três anos.

Como as causas para a 3RL são diversas, a X360 reuniu o máximo de informações possíveis para que você possa se informar e prevenir o problema enquanto ainda é tempo. Se isso já não for mais possível, montamos um tutorial de como verificar a peça defeituosa de seu console, dicas de como consertar o console com técnicos terceirizados e como agir se a única saída for comprar um novo videogame.

Tecnicamente, o que acontece no Xbox 360 quando surgem as 3RL?
Existem muitos problemas que causam a 3RL como você poderá verificar durante a matéria, mas a maioria é proveniente do superaquecimento do processador de vídeo do console. Ele é chamado de Xenon e foi desenvolvido pela ATI, veterana no ramo de placa de vídeo para PCs. O problema com o Xenon é que ele esquenta mais do que deveria e o sistema de resfriamento do Xbox 360 não dá conta de resfriá-lo corretamente. Então, as soldas que ligam o chip gráfico com a placa-mãe do console se condensam e acabam grudando uma na outra, impossibilitando o tráfego correto de informações entre os circuitos internos.


Identifique a versão de seu videogame
Durante esses três anos de vida, a Microsoft vem modificando o Xbox 360 para que a as três luzes vermelhas sejam vencidas. Infelizmente, a empresa tem sofrido bastante para achar uma solução definitiva. Então, para saber se o seu console tem mais ou menos chances de ser afetado pelo superaquecimento interno, é importantíssimo saber a versão dele. Leia com atenção as descrições abaixo e identifique a versão de seu Xbox 360.



Essa imagem mostra claramente a diferença de pinagem dos diferentes modelos do Xbox 360.

Launch/Xenon
Lançamento: 2005 até final de 2006.
Pode ser encontrado: modelos Premium (HD de 20 GB) e Core.
Características principais: consumo de energia de 175 Watts.

Essa foi a primeira versão de hardware do Xbox 360, por isso o nome duplo – alguns chamam de Launch, pois foi a versão de lançamento, e outros de Xenon, pois foi o nome dado ao projeto que originou o videogame. Infelizmente, poucas unidades desse modelo ainda estão em funcionamento, seja por causa da 3RL, leitor de DVD defeituoso ou problema na placa de rede. Para identificar se você tem essa versão, basta ver a data de fabricação (entre 2005 e 2006) e a amperagem necessária para o seu funcionamento, que no caso do Launch/Xenon é de 16,5A. Por causa disso, esse modelo é um insaciável devorador de energia, chegando a consumir 175 Watts quando está rodando algum jogo. Você também pode ver a pinagem do conector de energia e comparar com a Foto 1.

Zephyr
Lançamento: final de 2006 até final de 2007.
Pode ser encontrado: modelos Premium (HD de 20 GB) e Elite.
Características principais: consumo de energia de 175 Watts e saída HDMI.

Juntamente com o lançamento da versão Elite do Xbox 360, que conta com um HD de 120 GB e pintura em preto, uma nova revisão da placa-mãe do console foi colocada no mercado. Chamada de Zephyr, ela apenas muda o sistema de refrigeração do console para tentar minimizar o problema da 3RL. Essa medida paliativa não deu certo e os Zephyr são tão problemáticos quantos os primeiros modelos. Par verificar se o seu videogame é desse modelo, basta olhar a data de fabricação, verificar a existência do conector HDMI e a pinagem da entrada de energia (ver Foto 1).

Falcon
Lançamento: final de 2007 até final de 2008. 
Pode ser encontrado: modelos GoPro/Premium (HD de 20 GB e 60 GB), Arcade e Elite.
Características principais: consumo de energia de 120 Watts, mudanças da fabricação do processador.

A versão Falcon foi lançada com a tarefa de ser a solução definitiva da Microsoft para as três luzes vermelhas. A principal mudança no console foi a redução do tamanho do processador, que passou a ser fabricado com a tecnologia de 65 nanômetros (anteriormente era usado a tecnologia de 90 nanômetros). Com isso, o videogame esquenta menos, pois precisa de menor tensão elétrica para funcionar. Para melhorar a refrigeração interna, a Microsoft mudou mais uma vez a organização dos componentes que fazem parte dessa estrutura. De quebra, o console também ficou mais silencioso.

Essa placa apareceu no mercado equipando a versão especial do Halo 3, mas pode ser encontrada no modelo Arcade e GoPro/Premium. Poucos são os casos de 3RL com esse modelo, mas eles ainda acontecem. O problema mais reincidente no console é o erro E74, que pode estar relacionado com o cabo A/V, na solda fria do processador gráfico ou com o chip de escalonamento de imagem chamado Ana/Hana. Para identificar um console com placa Falcon, basta olhar a data de fabricação, a amperagem necessária para o funcionamento (14,2A) e a voltagem máxima (175W) ou verificar o formato do conector da fonte de energia (Foto 1).

Jasper
Lançamento: final de 2008 em diante.
Pode ser encontrado: modelos GoPro/Premium (60 GB), Arcade e Elite.
Características principais: consumo de energia de 100 Watts, mudanças da fabricação do chip gráfico.

Recentemente enviado para as lojas, o modelo Jasper promete chegar bem perto da taxa zero de problemas com a 3RL. Para que isso aconteça, a Microsoft pegou todas as benfeitorias do modelo Falcon e acrescentou ainda mais mudanças, diminuindo o tamanho do processador gráfico (também chamado de GPU, do inglês Graphics Processing Unit) para 65 nanômetros. Agora, tanto processador central quanto o processador dedicado ao manipulação dos elementos visuais tem a mesma tecnologia de fabricação. Isso contribui para uma menor dissipação de calor, consumo de energia ainda menor (o Jasper gasta, em média, apenas 100 watts, quase a metade do primeiro Xbox 360!) e menor nível de ruído. Os chips de memória também estão menores, diminuindo a chance de problemas relacionados a eles. Outra mudança importante, principalmente para quem pensa em adquirir o modelo Arcade, é que os videogames com esse projeto de hardware possuem um chip de memória flash de 256 MB embutido na placa-mãe. Assim é possível que todos os Xbox 360 possam ter a nova firmware (New Xbox Experience) já instalada e, de quebra, também possibilita o armazenamento de saves e jogos da XLBA sem a necessidade de um Memory Card.

Para identificar um Xbox 360 modelo Jasper, verifique a corrente elétrica de funcionamento no adesivo atrás do console e da fonte. Se estiver 12V =-=-= 12,1A; 5V =-=-= 1A no videogame e a fonte tiver a voltagem máxima de 150 Watts, ele é um puro Jasper.


0 Comentarios.:

Postar um comentário

Tenha respeito aos demais não use palavrões!

 
Google Analytics Alternative