Eternal Sonata - Review


Eternal Sonata
Gênero: RPG
Publicadora: Namco Bandai
Desenvolvedora: Tri-Crescendo
Plataforma: Xbox 360 e Play Station 3
Datas de lançamento: 17 de setembro de 2007 (EUA) 14 de junho de 2007 (Japão) 19 de outubro de 2007 (Europa).

INTRO
Eternal Sonata, criado pela tri-Crescendo (mesma criadora dos já aclamados pela crítica Baten kaitos e Baten kaitos origins) este é um jogo que segundo um de seus próprios produtores tinha como intuito fazer as pessoas conhecerem a história de Chopin. Na verdade o jogo se passa quase que integralmente em um sonho de Chopin, que aos 39 anos com tuberculose está acamado.

Em paralelo a história do jogo, em determinados momentos existirão cutscenes em que aparecem imagens históricas de locais onde Frédéric François Chopin, passou, viveu ou tocou. Resultando em uma excelente imersão no jogo onde por momentos você se sente na obrigação de deixar Chopin(personagem jogável) um nível acima.

GAMEPLAY
Eternal Sonata, trata-se de um RPG com elementos básicos do gênero como níveis, itens de recuperação, armaduras e afins.
O sistema de batalha do jogo é um espetáculo a parte onde você joga por turnos, mas dispõe de uma barra de tempo no canto esquerdo, e apartir do primeiro movimento você tem X seg, para causar o maior dano possível no adversário. Essa forma de gameplay abre um leque para diferentes estratégias.
Esse modo é funcional, e diferente do que os costumeiros RPGs costumam fazer, deixando todos itens que você possue a disposição para utilização, o Eternal Sonata libera uma outra 'bag' com número limitado de itens, e são estes que você está apto a utilizar no correr da batalha. Outro ponto é o Party level, onde conforme você evolue mais difícil se torna o gameplay em batalhas (ex. redução de 1seg no tempo do seu turno), tendo que cada vez mais e mais mudar as estratégias de ataque.
As magias no jogo são dividas entre luz e negra, quando o personagem está em locais iluminados só é permitido utilizar as magias de luz, o mesmo no caso das magias negra.

As vezes pode se tornar repetitivo o fato de enfrentar diversos monstros iguais e com os mesmos golpes, pois o jogo é totalmente linear e desta forma você adentra em um mapa, encontra entre 1 a 4 tipos de monstros diferentes e enfrenta todos eles por uma bom tempo até chegar ao fim do mapa e enfrentar um "chefão". Isso não tira a diversão do jogo, mas por hora pode afastar os não muito acostumados com RPGs.
O que deixa a desejar também é a carência de locais para explorar, onde os mapas possuem um único caminho e as cidades cerca de 10 locais exploráveis. Os Quebra-cabeça do jogo apresentam quase ou nenhuma complexidade, onde enquanto você está pensando em como sair de um labirinto está se encontrando com milhares de inimigos, isso pode se tornar extremamente irritante.


GRÁFICOS
Os gráficos do jogo são muito bem polidos, mas se trata de um jogo nos moldes dos desenhos japoneses (animes), o que pode desagradar a algumas pessoas, as cidades e paisagens do jogo são no geral muito bonitas, passeando desde cachoeiras a beira de penhascos com um por do sol no horizonte. Nas batalhas o gráfico das paisagens, variando conforme o mapa, por hora é deveras repetitivo, mas não tira a empolgação das batalhas. As animações entre as missões estão muito bem feitas, onde a dublagem entra em boa sincronia com o mecher da boca dos personagens.

SOM
Por se tratar de um jogo que trata de Chopin, vida/ficção, os sons estão muito bons. As dublagens do jogo estão ótimas e temos também a possibilidade de escolher não só a presença de legendas, mas escolher a linguagem, entre inglês ou o próprio japonês.
Nas batalhas o som é bom, alterando para músicas tensas que depois de muitas horas de jogo podem acabar fazendo você retirar o som de fundo do game.
Nas cidades as músicas estão perfeitas, mas em alguns momentos do jogo devemos passar muito tempo em determinada cidade e a mesma música acaba se tornando muito enjoativo.
Temos também a possibilidade de encontrar no correr do game 'Score Notes' que são trechos de músicas que devem ser apresentadas para personagens específicos, quando executada a canção correta torna-se possível adquirir equipamentos únicos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eternal Sonata traz a luz de todos os conhecimentos sobre a vida de Chopin, em uma história imersiva e um gameplay atraente. Infelizmente os gráficos desenhados como anime e a repetição de monstros nas batalhas pode não agradar os muito aficcionados por RPG.

NOTA:

INTRO
8,5 -
A história de Chopin, e o fato de vivermos em um sonho acabam tornando o jogo muito atraente, e totalmente imersivo após algumas horas de jogo.

GAMEPLAY
9,0 -
O gameplay por turnos e o sistema de party level são extremamente empolgantes. Mas a repetição de monstros pode acabar afastando pessoas menos acostumadas.

GRAFICO
7,5 - Os gráficos são bonitos, mas são todos desenhados podendo desagradar muitos fãs de RPG.

SOM
8,0 -
O som do jogo está bom, as dublagens excelentes só se tornando repetitivo após inúmeras batalhas o que pode acabar fazendo você optar por desligar as caixas de som.

NOTA FINAL – 8,3*


*obs. Nota final = Soma das outras notas dividido pelo total de notas.
(Ex. (8,5 + 9,0 + 7,5 + 8,0)/4 = 8,3)



Estou aberto a críticas.
Também estou aceitando sugestões para próximas reviews.

Att, [LB]

0 Comentarios.:

Postar um comentário

Tenha respeito aos demais não use palavrões!

 
Google Analytics Alternative